Detran MG → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

A internet chegou para facilitar a vida de todo mundo! Se antes era necessário se programar para ir até o Detran MG para realizar consultar, pagamentos etc. Hoje em dia está muito mais fácil por causa da tecnologia: através da Internet é possível consultar multas, Renavam, realizar o simulado e obter uma série de outras informações de um veículo.

O órgão também é responsável por formar novos condutores, sendo atribuído ao Detran Minas Gerais o estabelecimento de normas, condutas e exames psicológicos para a formação de novos motoristas. Seja no processo para adquirir um novo carro, moto é muito importante consultar a situação do próprio veículo, é muito importante consultar o Renavam MG do veículo junto ao Departamento de Trânsito, assim como a quantidade de multas recebidas.

Através do site Detran MG 2020 é possível consultar todas essas informações e muito mais, leia o artigo com atenção e fique sabendo tudo sobre a instituição.

Detran MG

O Detran Minas Gerais – Departamento Estadual de Trânsito do Estado – é um órgão do Poder Executivo Estadual com o objetivo de fiscalizar todos os veículos terrestres automotores que transitam em sua jurisdição, assim como estabelecer normas para formar novos motoristas.

Detran MG 2020

Uma das atribuições da entidade é o credenciamento para fabricantes de placas para o Estado, como também a avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos que estão pretendendo obter uma CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

No www.detran.mg.gov.br é possível obter informações sobre leis e normas de trânsito, realizar o simulado Detran MG para obtenção da carta de habilitação, realizar consultas a multas e a situação do veículo de uma forma geral, imprimir boletos e segunda vias de documentos e muito mais.

Para acessar o endereço eletrônico o usuário tem duas alternativa, primeiramente basta digitar Detran MG no Google e clicar no primeiro link ou seguir o link que foi citado no paragrafo anterior.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPVA 2020 MG Detran

O IPVA é a sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que como já diz o nome, recai sobre todos os proprietários de automóveis, neste caso, os que residem no estado de Minas Gerais.

Este tributo é cobrado anualmente e o seu pagamento é obrigatório. O recolhimento do dinheiro do IPVA 2020 MG funciona da seguinte maneira: 50% do valor total arrecadado vai para os cofres públicos do estado, enquanto os outros 50% é direcionado ao município em que o carro/moto/caminhão foi licenciado.

E para saber qual o valor exato que deverá ser pago pelo IPVA de seu veículo, basta realizar a consulta através do site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Entenda melhor como funciona este procedimento com o nosso passo a passo:

IPVA 2020 MG Detran
  • Acesse http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputEmissaoGuiaArrecadacaoIpvaPorRenavam.action;
  • Informe o seu Renavam e o ano do exercício;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “Continuar”.

Seguindo os passos ensinados acima, você conseguirá consultar o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de seus veículo. Aproveite para emitir também a Guia de Arrecadação do IPVA MG 2020.

Existem duas maneiras de estar pagando este imposto:

  • Cota Única: À vista – com desconto;
  • Parcelado: Várias parcelas.

Ao emitir a sua guia, bastará se dirigir até uma agência de um dos bancos vinculados com a Sefaz Minas Gerais. Confira quais são as instituições na lista abaixo:

  • Banco do Brasil
  • Mais BB (Correspondente Bancário do BB);
  • Banco Postal (Correspondente Bancário BB);
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Agências Lotéricas (Correspondentes Bancários da Caixa);
  • Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil – S/A;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander.

Ao chegar na agência, caso não tenha emitido a sua guia de pagamento, realize a emissão da mesma em uma boca de caixa e em seguida dirija-se até o atendimento presencial para quitar a sua dívida.

Saiba mais informações sobre o IPVA Minas Gerais. Clique aqui e confira!

Licenciamento 2020 MG Detran

O Licenciamento de Veículos também é outro tributo muito importante que deve ser pago anualmente pelos proprietários de automóveis no estado de Minas Gerais. A sua cobrança é feita junto com a primeira parcela do IPVA, cabendo aos motoristas quitarem sua dívida dentro da data estabelecida.

Cada estado fica responsável por estabelecer um valor exato a ser cobrado pelo seu Licenciamento. Ainda não foi estabelecido um valor exato para o ano de 2020, no entanto, a taxa a ser paga em 2019 é de R$ 102,41 no estado de Minas Gerais.

O pagamento do licenciamento 2020 MG poderá ser feito por meio das seguintes maneiras:


01. Diretamente em guichês de Caixa ou Terminais de Autoatendimento (tenha em mãos o seu Renavam);


02. Através da Guia de Arrecadação (Como foi ensinado no tópico anterior).


Transitar com veículo não licenciado é considerada uma infração Gravíssima, com multa de R$ 293,47, adição de 7 pontos descontados na carteira. Portanto, lembre-se sempre de pagar os documentos do seu veículos nas datas indicadas.

Para saber a data exata de pagamento do licenciamento Minas Gerais, o Detran disponibiliza uma tabela com data de acordo com o número final da placa. Confira abaixo:

Licenciamento 2020 MG Detran

Saiba mais informações sobre o Licenciamento Minas Gerais. Clique aqui e confira!

DPVAT 2020 MG Detran

Agora iremos falar do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre de Minas Gerais, mais conhecido como DPVAT 2020 MG. Este tributo também é obrigatório e deve ser pago juntamento ao Licenciamento e IPVA.

A consulta do valor DPVAT 2020 MG pode ser realizar também por meio do Detran Minas Gerais. Você pode consultar agora mesmo:

DPVAT 2020 MG Detran
  • Acesse https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/taxas-ipva-seguro-dpvat/seguro-transito-dpvat;
  • Preencha com a Placa e o Número do Renavam MG;
  • Confirme o Re-captcha;
  • Clique em emitir guia.

Ao pagar o DPVAT MG 2020 o motorista estará garantindo a indenização à vítimas de acidentes envolvendo um ou mais veículo, tanto para o condutor, carona ou até mesmo pedestres.

Este seguro é administrado pela seguradora Líder, portanto, a empresa é a responsável por estabelecer o valor a ser cobrado nos estados brasileiros. Melhor dizendo, o DPVAT garante a indenização em acidentes envolvendo as seguintes condições:

  • Despesas Médicas;
  • Invalidez Permanente;
  • Morte.

A seguradora líder divulga todos os anos a tabela DPVAT MG, com todos os valores de acordo com as categorias de veículos. Confira abaixo:

DPVAT 2020 MG Detran

A documentação para dar entrada na solicitação da indenização poderá ser entregue pela própria vítima, beneficiário ou representante legal. Caso os documentos forem ser apresentados por terceiros, antes será necessário entregar uma procuração específica.

Saiba mais informações sobre o DPVAT Minas Gerais. Clique aqui e confira!

Consultar Multas

É muito fácil conseguir utilizar o serviço de consulta multas Detran MG, o site oferece um sistema simples de usar para que o usuário consiga manusear o serviço rapidamente sem maiores transtornos, evitando que seja preciso dirigir-se a uma unidade do Detran.

É possível acessar a página de consulta de multas tanto pelo computador, notebook quanto por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, bastando apenas ter uma boa conexão com a internet. Ensinaremos a seguir como utilizar o serviço rapidamente.

Com a página carregada, o usuário deverá fazer as seguintes situações abaixo:

Detran MG
  • Acesse: www.detran.mg.gov.br/veiculos/situacao-do-veiculo/emissao-de-boleto-de-multas
  • Insira o número da Placa;
  • Digite o Renavam do veículo;
  • Depois é só clicar em “avançar”.

Nessa página também é possível encontrar unidades de atendimento por município, caso o usuário desejar realizar um atendimento físico.

Depois de ter clicado em avançar, o usuário será levado para uma página onde será possível consultar todas as multas recebidas por um veículo, consultar a situação da CNH, assim como a situação dos impostos como IPVA Minas Gerais, mostrando se o veículo está OK e o que está faltando para sua regularização.

Consultar Renavam

No site do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Minas Gerais é possível realizar uma série de consultas através da página Veículos, que pode ser acessada através da página principal, ou então digitando o endereço a seguir em seu navegador:

Para realizar a consulta do Renavam de algum veículo, o usuário deverá:

Detran MG

Passo 01: Acessar o endereço https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/situacao-do-veiculo/consulta-situacao-do-veiculo


Passo 02: Na próxima página o usuário deverá estar com os documentos do veículo em mãos, para poder inserir todas as informações necessárias, tais como: Placa e Chassi.


Passo 03: Depois clique em Pesquisar que aparecerá, logo em seguida, toda a situação do veículo, como: Multas, Documentos que precisam ser pagos, Data do último pagamento realizado e uma série de outras informações.


Nessa mesma página é possível realizar outras consultas e alterações, tais como: alterar endereço do município onde reside, tirar segunda via do IPVA, DPVAT e Licenciamento 2020 MG, orientações para caso o veículo for roubado, informações sobre acidentes e muito mais.

Simulado Detran MG

O simulado Detran Minas Gerais é uma excelente oportunidade para motoristas que estão em processo de renovação e para aqueles que estão em processo de obtenção de sua primeira CNH. O simulado funciona como uma espécie de prova teórica, onde o motorista poderá realizar o exame como uma forma de preparação para a prova real.

O simulado traz 30 questões onde o usuário deverá respondê-la em até 50 minutos; cada pergunta possui apenas uma questão verdadeira, e o usuário deverá obter uma pontuação mínima de 21 acertos – em 30 – para que ele seja aprovado no simulado. O benefício em ser aprovado no Detran MG é, obviamente, a certeza de que o candidato está bem preparado para realizar a prova teórica e, assim, obter ou renovar sua carteira de habilitação.

O site do Detran Minas Gerais não possui um simulado, no entanto, você poderá fazer o simulado no site do Detran de outros estados sem problema algum, tendo em vista que as questões são baseadas em normas e leis de trânsito em todo Brasil, por isso não teria diferença significativa.

Para realizar o simulado Detran MG, o usuário deverá escolher umas das páginas a seguir:

  • Simulado RS → goo.gl/fJauMq;
  • Simulado PR → goo.gl/OalUu6;
  • Simulado RJ → goo.gl/OEUacq;
  • Simulado PE → goo.gl/mEKg9A;
  • Simulado BA → goo.gl/RACDkO.

Agora, você terá 50 minutos para realizar o simulado MG, então tenha calma, leia as perguntas com atenção e responda apenas quando tiver certeza de sua resposta. Lembrando que “colar” será muito prejudicial para seu conhecimento, pois no momento da prova teórica não terá a possibilidade de consultar fontes externas para obter respostas.

Saiba mais informações sobre o Simulado Minas Gerais. Clique aqui e confira!

Endereço e Telefone

Para entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Minas Gerais, o usuário poderá fazê-lo de duas formas; por telefone, através do número 155 (ligação gratuita), ou pessoalmente, na sede administrativa da instituição, confira abaixo:

  • Endereço: Avenida João Pinheiro, 417 – Centro – CEP 30130-180 – Belo Horizonte.
  • Telefone: 155.

Montamos para você um tutorial completo sobre o Detran MG 2020, esperamos que você tenha sanado todas as suas dúvidas referentes ao assunto.

Caso você possua alguma dúvida referente ao simulado, consultar de multas, Renavam ou qualquer outro serviço oferecido pelo órgão, deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

Detran MG → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

4 respostas para “Detran MG → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado”

  • Adilson 5 de dezembro de 2018 às 11:44

    Ok ótimo.

    Responder
  • PAULO 5 de dezembro de 2018 às 11:44

    COMO REQUERER SEGUNDA VIA DO RECIBO DO VEICULO?

    Responder
  • Patrícia Santos de Sousa 8 de dezembro de 2018 às 18:17

    Estou com dificuldade de fazer uma transferência do carro pra São Paulo. Gostaria de ajuda pra fazer a transferência.

    Responder
  • montador de moveis manaus 12 de janeiro de 2019 às 23:28

    Excelente esse site, bem diferente das concorrências.

    Responder

Deixe um comentário